Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

sábado, 8 de março de 2014

É ela, a deusa da Passarela!

Novo ano, finalmente, afinal de contas, para os amantes do Carnaval, o ano só começa depois da quarta-feira de cinzas. 


Nessa primeira postagem do ano faremos agradecimentos e homenagens.
Primeiramente, agradecer muito a todos que acessam, compartilham e comentam sobre esse blog. Chegamos na semana anterior ao carnaval 2014 aos 40.000 acessos. Isso nos deixa profundamente orgulhosos do nosso trabalho.






E agora vamos à homenagem: Hoje é dia 08/03 - Dia das MULHERES!

Nada mais justo do que uma homenagem, singela porém representativa. No mundo do carnaval, estamos tendo a possibilidade de ver como o pulso firme das mulheres transforma a realidade.
A Tri campeã do carnaval de São Paulo, Mocidade Alegre, é comandada por uma mulher de fibra e coragem: Solange Cruz Bichara Rezende.

Presidente Solange: A Leoa do Samba 

Líder nata, pulso firme, dona de uma excepcional oratória e excelente comunicadora. São com essas características que a Família Mocidade Alegre descreve a sua Presidente, Solange Cruz Bichara Rezende.

Nascida e criada dentro do samba, a nossa atual presidente iniciou a sua trajetória no samba desfilando na Ala das Miudinhas (passistas mirins); foi Chefe de Ala, Destaque, Diretora de Eventos, Diretora do Grupo Miscigenação (grupo de dança temático criado dentro da Escola e dirigido por ela), Vice-Presidente e, desde Março de 2003, ocupa o cargo de Presidente da “Morada do Samba”.

Em seu primeiro ano na administração da agremiação Solange e sua diretoria fizeram com que a Mocidade Alegre conquistasse o seu quinto título no carnaval paulistano, saindo de um jejum de 23 anos sem levantar um campeonato. Já nos anos de 2005 e 2006 a Escola ficou em 3º lugar; em 2007 voltou a se sagrar campeã; em 2008 foi vice-campeã, e em 2009, tendo o coração como enredo (tema) nossa escola conquistou seu sétimo título com um desfile emotivo e muito vibrante. “Foi um tema com a cara da nossa comunidade, a emoção sempre foi nosso diferencial” comenta Solange.

Sempre obtendo êxito em sua administração, a Mocidade Alegre ressurge, ganha um novo espaço no carnaval paulistano e cria a identidade de escola-modelo em nível de gestão e organização, sem perder suas raízes culturais e sua característica inovadora com relação ao desenvolvimento de seus carnavais.

Suas características pessoais passam a pertencer também a Escola que lidera: Ousada, Imponente, Identidade Preservada, Estabilizada e Vitoriosa. O reconhecimento dos mais diversos segmentos da sociedade (meio político, empresarial, cultural, acadêmico e mídia) surgiu naturalmente e nossa Presidente foi convidada, diversas vezes, a ministrar palestras e workshops.

Em Setembro de 2005, estreando no segmento a Presidente Solange foi convidada para o 3º Fórum de Debates de Carnaval de Bairros, da UESP – União das Escolas de Samba Paulistanas. O tema foi: “Os Caminhos Para Uma Boa Administração”, ao lado de figuras ilustres do samba como Edléia dos Santos (então Presidente da UESP), Álvaro Luiz Caetano (então Presidente da Estação Primeira de Mangueira) e Elmo José dos Santos (então Diretor Cultural da LIESA – Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro).

Toda essa trajetória de conquistas de nossa Presidente foi resumida numa excelente matéria do Fantástico, tradicional revista eletrônica semanal da Rede Globo de Televisão, onde após o resultado do Carnaval, Solange Cruz e Regina Duram (Presidente do Salgueiro – Campeã 2009 do Rio de Janeiro) participaram de uma matéria em que o foco central foi “O Poder Feminino em uma Administração”.

“Não tem jeito, nasci para comandar”, Trecho da reportagem do Fantástico.

Esse é seu jeito de comandar... Sua maneira de vencer... O método que toda comunidade da Mocidade Alegre apoia, acredita e sempre dá forças para que tantas conquistas se multipliquem cada vez mais.

Para finalizar, um ”bate-bola” com a nossa Presidente, que abaixo completa com poucas frases os seguintes pensamentos:

Mulheres no Poder... uma realidade sem volta que ainda incomoda

Solange Pessoa... autoritária

Solange Presidente... exigente

Minha Comunidade é... composta pelos verdadeiros artistas deste espetáculo chamado carnaval

Mocidade Alegre... emoção, paixão, amor, razão que alimenta minha alma e move minha vida

“A Presidente Solange é a Leoa do Samba!”
(Sr. Juarez da Cruz, Fundador-Mór e Baluarte-Mestre da Mocidade Alegre – In Memorian)

Esta reportagem foi retirada do site oficial da Escola de Samba Mocidade Alegre.

E para brindar a este dia tão especial, lembramos o enredo da Porto da Pedra no carnaval de 2006, onde apresentou o enredo: "Bendita és tu, entre as mulheres do Brasil!"


Bendita mulher!
Meu Porto da Pedra explode em prazer
A essência do universo é você

Semente lançada à natureza
Fertilidade do ventre abriga
Alimentada na pureza
Dá a luz que reflete em vida
Aura de um espírito divino
Concebida pelo criador
Escolhida, segue o seu destino
Mãe protetora
Que nos banha em seu amor

O dom de encantar o mundo
A história em outra direção
A força e a fé em tudo
Índia, branca ou negra, é sedução

Mulher que fez brotar no meu Brasil
A flor da liberdade
Levou ao chão barreiras, construiu
A igualdade
Artista, obra-prima, poesia
Pintou o samba em cores tão bonitas
O tigre abraçando o seu talento
Garra, luta e sentimento
Conquistando a avenida



Um ótimo final de semana a todos, excelente 2014, e como diria o samba da Mocidade Alegre:


"Não importa a luz que te faz caminhar
Tenha fé que a fé não costuma falhar...
 ...No amanhã, o futuro virá
Eu boto fé, tudo vai melhorar
Basta querer, acreditar, tá dentro de você!"

Até a próxima!