Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

sábado, 19 de dezembro de 2015

O que foi 2015? O que será 2016? O que é?

Mais um ano está chegando ao fim e como de costume, muitos pensamentos reflexivos tomam conta das mentes. Ainda hoje li em uma coluna de jornal a seguinte dica: "não tome decisões entre o natal e o ano novo!". Talvez justamente por se tratar de um momento mais emotivo, de internalização dos pensamentos e desejos de novos rumos a partir do ano que iniciará, seja um período mais delicado. 

Nesse clima o blog traz algumas reflexões que estiveram presentes nos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2015. Como de costume, os enredos buscam tocar as pessoas e acredito que especialmente no carnaval passado, o fizeram de forma muito feliz.
Destacaremos quatro momentos em especial, iniciando pela escola Dragões da Real com o enredo "Acredite se Puder!". 

"Quem sou eu pra dizer
O que o amanhã vai trazer?
Escrevendo meu destino
Construindo a minha história
Vou crescer e sonhar
"Voar, voar, voar e superar"
Está dentro de cada um
O poder de transformar
E venha o que vier
Acredite se puder!"


O enredo passava por vários momentos imaginários e a letra do samba ressalta que na verdade transformar a imaginação em realidade está diante de nós como possibilidade, em alguns casos de uma forma mais complexa e outras necessitando apenas de uma ação. 

Esta ação pode ser resultado de um evento que gerou inicialmente um trauma. Sabemos que podemos e devemos aprender com as dificuldades e talvez tenha sido essa a ideia da escola Rosas de Ouro no carnaval 2015 na execução do enredo "Depois da tempestade, o Encanto!".

Mais uma vez, o tema é a superação, vencer as adversidades e crescer. Após uma forte chuva que caiu sobre a escola enquanto ela estava concentrada no carnaval de 2014 e que talvez tenha contribuído para a perda do título, surgiu o enredo em questão. 


A transformação foi uma palavra muito forte no carnaval passado e como não refletir sobre todos os eventos que por vezes enfrentamos sem conseguir entender seu real significado no momento em que ocorrem, mas que posteriormente temos a capacidade de reinterpretá-los e significá-los. 
A escola parece ter se debruçado sobre si mesma e fez um samba excepcional. 

"O que importa o tempo?
Se quem me leva é o vento!
Estrelas vão iluminar o meu caminhar

Lutar! Jogar a partida!
Saber... Ganhar ou perder
Ter fé no tabuleiro da vida
Você pode avançar e vencer!

Vem do coração, o verdadeiro olhar
Se o amor prevalecer
Tudo vai se transformar
Verá o arco-íris nascer
O tesouro está dentro de você
A busca da felicidade
O caminho da consagração
Na passarela renasce a minha emoção"



No mesmo caminho, ao nos questionarmos, nosso comportamento passa a ser colocado em xeque. Nesse sentido, a escola de samba União da Ilha do Governador apostou no enredo "Beleza Pura?" onde discutia o que é, o que foi, o que será o belo? a beleza?. De forma muito irreverente fez pensar e muito, sobretudo em relação às questões atuais que envolvem a fama, o ego, o corpo, as mídias e o que realmente seria a felicidade.



A ideia de transformação esteve presente em mais de um momento, sendo simbolizada pela borboleta, lindíssima, mas apenas ao final de sua metamorfose. 
Brincou com os padrões, trazendo uma branca de neve muito especial. 


As marcas que "ostentamos" como sinais de quem somos, nos transformando em outdoors ambulantes de algo que talvez não sejamos ou sequer saibamos. E ao final do samba talvez uma receita de felicidade tenha sido deixada a todos. 

"Mamãe tô forte e tenho sorte
Meu charme é passaporte para ser superstar
Eu tô na tela da TV (Eu sou! Eu sou!)
Sou a cara da riqueza
Tiro foto de mim mesmo
Eu só quero aparecer

Vim sem nada pra vida, 
nada vou poder levar
O coração me diz 
que a eterna juventude é ser feliz
Ser feliz!"

A busca pelos corpos esculturais nas academias, clínicas de estética e cirurgias plásticas; a luta pela fama a qualquer preço; a mania mundial das "selfies" que tornam os egos cada vez maiores para que caibam em tão poucos pixels quanto os presentes nas telas dos celulares. 
Ao final do samba, a grande questão: o que é preciso para sermos felizes? 

E para finalizar o passeio pelos enredos em busca de autoconhecimento, chegamos talvez a um dos 5 melhores enredos de 2015, na opinião deste amante do carnaval. A Unidos de Vila Maria levou para o sambódromo os diamantes como tema, porém de uma forma muito criativa e instigantes. 

Ao abordar os diamantes, não se limitaram a contar sua história, aplicações, valores, curiosidades, extrapolando os limites da física do diamante e utilizaram suas características de formação, onde surge o conceito de transformação, já visto nos enredos anteriores. Dessa forma, aproximaram o diamante da vida humana, cheia de transformações e potencialidades que precisam ser lapidadas. 
 
"Deixe a Vila lapidar" seu coração
Refletir em seu olhar a emoção
O amor infinito te faz transformar
Basta querer e acreditar"



A escola foi a primeira a desfilar na sexta-feira visto que foi vice-campeã do grupo de acesso em 2014. A escola que desfila nessa posição tem sobre si um peso fortíssimo, pois todos, inclusive os julgadores sabem as dificuldades enfrentadas pelas escolas que "sobem". 
Mesmo assim, surpreendeu com um desfile bem executado e talvez a "ideia" do enredo, da transformação e do poder do amor, da fé e do desejo, tenham criado um clima favorável à escola. 




O trecho mais forte e representativo do samba serve para finalizarmos essa postagem, visto que representa muito do que podemos utilizar para este final de ano tão complicado para nosso país, onde enfrentamos tantas atribulações. 

Nessa fase de instabilidade em todas as áreas a reflexão é essencial para nos mantermos com os pés sob base firme. E este enredo faz isso de uma forma muito inteligente. Mais uma vez foi possível observar como esse evento é complexo e especial. O maior espetáculo da terra fazendo pensar, refletir, questionar, repensar. 

"Aos olhos do Pai, vem se declarar
É a fé que embala, o seu caminhar
Metamorfose fascinante
Dentro do peito "bate um diamante

Vitórias e superações
Rompendo barreiras que a vida lhe dá
Escute a "voz da verdade"
Que a felicidade irá te encontrar

Em busca de um novo sorriso
No amanhã renascerá
A força e a coragem " pra lutar"

Um ser precioso e perfeito
Que humildemente se modificou
Em um verdadeiro vencedor"


A letra do samba aliada à imagem da porta-bandeira vestida de bandeira nacional parece um roteiro perfeito do momento atual. Poderíamos muito bem imaginar que este enredo foi construído durante as últimas semanas, mas isso só o torna ainda mais especial. 

Que todos nós possamos nos lapidar, como diamantes em potencial que somos, que nesse momento de reflexão possamos nos identificar, nos conhecer melhor, organizar nossos passos com firmeza e direção. Que esse final de ano seja especial, que todo o ano de 2015 possa ser utilizado como exemplo e que a partir do renascimento em 01 de janeiro, um novo mundo nasça, a partir de nós mesmos. Precisamos de tão pouco, sabemos de tão pouco. Como disse o samba, vamos humildemente nos modificar como seres preciosos e perfeitos que somos para vencermos tudo!

Um registro final, gravado AO VIVO, da arrancada da escola. Aquele momento que arrepia todo amante do carnaval. O grito de guerra, com emoção, com força e energia! 


Um excelente final de ano a todos! Que sejamos melhores em 2016! 
Até a próxima!

sábado, 5 de dezembro de 2015

Bravo, Marília!

No momento em que surge a notícia do falecimento da atriz Marília Pêra, o blog presta uma homenagem singela através do enredo de 2015 da Mocidade Alegre, na qual ela foi a grande estrela. Mais uma vez as escolas de samba prestaram um serviço à cultura nacional, destacando, aplaudindo, dando carinho e reconhecimento a um ícone nacional, em VIDA.
Hoje, centenas de postagens e reportagens serão feitas enaltecendo sua carreira, produções, feitos, características, mas fica a pergunta: por que não antes? Por que somente após a morte? 
A Mocidade Alegre foi muito feliz e com toda a certeza, fez Marília muito feliz!






A letra do Samba: 

Divina inspiração, um ato de amor
A arte concebeu Marília
Tão menina, a flor bailarina
Carrega no sangue o dom de encenar
Vai brilhar na ribalta infinita
Liberta, a poesia não vai se calar
Nos palcos de corpo e alma
Desponta no alvorecer
Destino traçado, talento e magia
Estrela a resplandecer


Ê mulher... Lições pra ensinar
São elas por ela, mil vidas contar       
Tem Carmem Miranda, ganzá e pandeiro
De saia rodada, ginga no terreiro


Dama do cinema e televisão
Em qualquer cenário transmite emoção
Graciosidade e carisma
Um anjo da noite embala criança
A lua cheia de amor reflete esperança
Meu samba chamou você pra sambar
E te consagrar rainha do nosso carnaval
Pois o teu nome já é imortal...Bravo, Marília!
Orgulho do nosso país... És musa, brilhante atriz
O mundo a reverenciar...
Nossa “Morada” a homenagear!


Vem aplaudir a diva nos palcos da vida
Faz delirar, meu povo alegre a cantar                            
Mulher guerreira, bem brasileira
A Mocidade é Marília Pêra



E para finalizar, a palavra da Diva, na apresentação do enredo: