Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

domingo, 5 de maio de 2013

Juventude e Experiência!

Essas duas características muitas vezes são consideradas incompatíveis. Como ser jovem e já possuir experiência? Como ter experiência e continuar sendo jovem? Será isso possível?
As escolas de samba nos dão muitos exemplos de que é possível manter a juventude com a experiência de décadas de carnavais. E da mesma forma, é perfeitamente factível ter grande experiência demonstrada através de desfiles grandiosos e bem executados, apesar da juventude de certas escolas. 
É sobre essa dualidade que vamos refletir na postagem dessa semana:

Dragões da Real - Uma escola oriunda de uma torcida organizada do futebol de São Paulo e que tem apenas 2 anos de desfile no grupo especial do carnaval, mas apesar disso, demonstra uma qualidade muito grande, em todos os quesitos. Um pouco por que buscou profissionais de grande experiência e por que observou e organizou-se muito durante o tempo em que esteve nos grupos de acesso. Vejam a qualidade apresentada no carnaval 2013, que levou a escola ao quarto lugar do grupo especial!


Assim como existe a juventude experiente, existe a experiência que se atualiza e revigora a cada carnaval, como por exemplo a Unidos da Tijuca do Rio de Janeiro. É uma das mais antigas escolas do carnaval carioca, fundada em 1931, mas que nos últimos 10 anos dá show de originalidade e contemporaneidade através, sobretudo, do trabalho de seus talentosos carnavalesco e comissão de frente.
VEja a seguir alguns exemplos de fatos marcantes em seus últimos desfiles:









Essa originalidade, juventude, levaram a escola a dois títulos e vários vice campeonatos, além do destaque da mídia especializada e geral em todos os anos. Hoje em dia, espera-se a Tijuca para ver suas novidades!

Mas, existem também os exemplos contrários, tradicionalíssimas escola que não conseguem se atualizar, oxigenar-se e sofrem nos grupos de acesso ou mesmo tem dificuldades em se manter nos grupos especiais ou ainda tornaram-se escolas chamadas de ioio por causa das quedas e acessos frequentes.
Nesse grupo podemos destacar Império Serrano e Nenê de Vila Matilde, ambas multi campeãs mas que nos últimos anos vêm tendo dificuldades em manter uma sequência ou mesmo encontrar um meio termo entre sua tradição e a necessidade de tornarem-se competitivas no modo de organização atual dos desfiles.

Em outra situação estão escolas que em outros momentos apresentaram-se como novidade, jovens ou mais experientes, mas que hoje ressentem-se de vícios e características que as tornaram anciãs, como por exemplo Mocidade Independente de Padre Miguel do Rio de Janeiro, que na década de 90 revolucionou o carnaval com seus traços futuristas e tecnológicos mas que atualmente sofre demais com a perda de uma referência própria, como se auto questionasse: Que escola sou? aquela tradicional, que a idade revela ou aquela jovial que os desfiles a tornaram no final do século passado? Questão de difícil equação.

Para citar um exemplo paulistano, a jovem Império de Casa Verde, bicampeã do carnaval que obteve vários acessos seguidos e atropelou as tradicionais tornando-se a mais jovem escola campeã do carnaval, hoje não consegue mais se encontrar, criando uma irregularidade nos últimos carnavais.

O que queremos mostrar é que a Juventude não exclui a experiência e tão pouco a experiência é incompatível com a jovialidade. Ambas são características que podem muito bem coexistir, em todas as áreas. Trata-se mais de uma postura e de se manter aberto ao diálogo, às novas ideias e a critividade.

Para finalizar, o exemplo mais recente de experiência misturada com jovialidade, invenção, criatividade. Foi o desfile campeão do carnaval carioca: Unidos de Vila Isabel, através da mega experiente Rosa Magalhães e do jovem presidente Wilsinho.

 Uma ótima semana a todos e VIVA o CARNAVAL!

quarta-feira, 1 de maio de 2013

VIVA os TRABALHADORES!

Voltando mais uma vez às atividades do blog, aproveitamos o dia do trabalho! Essa homenagem já foi feita também pelas escolas de samba em mais de uma oportunidade! Escolhemos dois enredos, um de São Paulo e outro do Rio de Janeiro para explorar o assunto:

TOM MAIOR 2007 - "COM LICENÇA, EU VOU À LUTA!"


Sou TOM MAIOR amor... (Meu amor)
Razão do meu viver... (REFRÃO)
Alô companheiro de luta e de fé
A nossa união vem do Sumaré

Numa era industrial
A ambição, gerou ganância e cobiça
Máquinas devoram o trabalhador
Uma escravidão...Onde o capital é o que importa
Se o tempo é dinheiro a ganhar
A vida é só trabalhar
Pra sobreviver, não basta!
Surgem movimentos pelo mundo
Irmanados por um ideal
Pra nossa dignidade
"1º de Maio", conquista universal

Quero ter o meu direito, chega de exploração
Com licença, eu vou à luta (BIS)
Faço greve, vou pra rua
Digo não a opressão

Está em nossas mãos
Transformar o sonho em realidade
Acreditar num mundo com mais igualdade
Sindicatos livres no País
A força do "ABC", nossa raiz
Quero ter salário justo e um melhor viver
Pro crescimento da nossa Nação, educação
Acorda Brasil... A nossa gente vale ouro
O "Trabalho" é nosso tesouro
Orgulho dessa Pátria Mãe Gentil.


Uma verdadeira apoteose ao trabalhador brasileiro!

No Rio de Janeiro a escola de samba Unidos de Vila Isabel contou a história do trabalho no Brasil através dos nossos mais de 500 anos! Um enredo muito embasado na história oficial, com justas citações aos índios e neegros, assim como aos povos imigrantes, verdadeiros construtores de nossa nação.

VILA ISABEL 2008 - "TRABALHADORES DO BRASIL!"

É mais que um samba o que se criou
É um hino ao povo trabalhador
A louvação a nossa gente
Vista indolente, pelos olhos da ambição
Nativa cor que foi presente
Pintou as dores da escravidão
A resistência mudou de cor e renasceu
Com a força e a fé do negro
E ao quilombo ascendeu
Nosso ideal de liberdade
Cansado de ter nos ombros
Descanso do senhor, ecoou...

Que o brasileiro tem o seu valor!
Meu Deus ajude o trabalhador!
E a imigração cruzou o azul do mar
Em nosso campo ver a vida melhorar

Voz de quem resistiu, a Era Vargas ouviu
Consolidar nossas conquistas,
Em direitos trabalhistas,
Comemora quem tanto lutou
Tempo de industrialização,
Candangos, então, erguem Brasília
Sindicato consciente,
Terra para nossa gente cultivar democracia
Avante trabalhadores de Vila Isabel
Quem faz a hora não espera acontecer
Suor dessa gente, construiu esta nação
Verdadeiros filhos deste chão

Hoje é dia do trabalhador
Que conquistou o seu lugar
E vai nossa Vila, fazendo história
Pra luta do povo eternizar
  
 Um desfile grandioso para uma justa homenagem:




E para finalizar, alguns momentos desse desfile exuberante e muito bem elaborado:

 
Este blog deseja a todos os trabalhadores brasileiros um feliz dia do trabalho e sonha sinceramente com o dia em que não haja mais nenhum digno trabalhador que receba menos do que um salário justo e que possa garantir a sua sobrevivência e que as famílias possam criar seus filhos de uma forma qualificada! Justiça social para todos, assim como saúde, educação e uma boa qualidade de vida!
Além disso, como professor, desejo sinceramente a todos meus colegas de profissão, um excelente dia de descanso àquele profissional responsável pela formação inicial de todos os outros trabalhadores e que merece todas as homenagens porque é simplesmente IMPRESCINDÍVEL!

PARABÉNS A TODOS!