Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

"A música Venceu!"

Para fechar o especial "Homenagens" escolhemos uma das mais emocionantes que já foram feitas, com toda certeza! O maestro João Carlos Martins foi a figura principal do enredo! O homenageado!
João Carlos começou seus estudos ainda menino, no dia em que seu pai comprou um piano. Aos oito anos, seu pai o inscreveu em um concurso para executar obras de Bach e ele venceu seu primeiro desafio de tantos outros que estavam por vir. Começou a estudar e com 11 anos, já estudava piano por seis horas diárias.
 Sempre buscou a perfeição para se tornar um verdadeiro intérprete. Venceu concurso em São Petersburgo. Seus primeiros concertos trouxeram a atenção de toda a crítica musical mundial.
 Aos vinte anos estreou no Carnegie Hall, patrocinado por Eleanor Roosevelt. Tocou com as maiores orquestras norte-americanas e gravou a obra completa de Bach para piano.

João Carlos Martins viu-se por diversas vezes privado de seu contato com o piano, como quando teve um nervo rompido e perdeu os movimentos da mão direita em um acidente em um jogo de futebol em Nova Iorque.
Com vários tratamentos, recuperou parte dos movimentos da mão, mas com o correr dos anos desenvolveu a doença chamada Contratura de Dupuytren. Novamente teve que parar de tocar, e dessa vez acreditou seria para sempre. 
 Vendeu todos seus pianos e tornou-se treinador de boxe, querendo estar o mais longe possível do que sua carreira significava como músico. Mas sua incontrolável paixão o fez retornar, e realizou grandes concertos, comprou novos instrumentos e tentou utilizar o movimento de suas mãos criando um estilo único de tocar e aproveitar ao máximo a beleza das peças clássicas. Utilizou-se da mão esquerda para suas peças e obteve extremo sucesso com esta atitude.
 Ao realizar um concerto em Sofia na Bulgária, sofreu um ataque em um assalto, e um golpe na cabeça lhe fez perder parte do movimento de mãos novamente. E ao se esforçar, sofria dores intensas em suas mãos, principalmente na esquerda. Novamente pensou que nunca mais voltaria a tocar. João perdeu anos de sua carreira em tratamentos, treinamentos e encontrou novamente uma nova maneira de tocar, utilizando os dedos que podia em cada mão, mas dia a dia podia tocar menos e menos com o estilo e maestria de antigamente.
 Incapaz de segurar a batuta ou virar as páginas das partituras dos concertos, João Carlos faz um trabalho minucioso de memorizar nota por nota, demonstrando ainda mais seu perfeccionismo e dedicação ao mundo da música. A atuação de resgatar a música para as pessoas que conhecem ou ainda nunca tiveram contato com ela faz parte deste "momento mágico" em que vive o maestro João Carlos Martins. Trabalha diariamente com pessoas de todas as camadas por querer mostrar que realmente "A música venceu!". 
E consegue.
 O desfehco dessa lçinda e justa homenagem foi o títulço indiscutível da Vai Vai em 2011!
Confira o início empolgante do desfile da escola: 
O samba como não poderia deixar de ser, é uma poesia em reverência ao gênio da música clássica!

Feliz da vida lá vem o Bexiga
Exemplo de comunidade
A Música Venceu
O dom é luz que vem de Deus
Da emoção Vai-Vai resplandeceu

Dos céus, em um cortejo divinal
Os deuses da inspiração
Lançam talento a um mortal
Um ser abençoado, que hoje brilha neste carnaval
As sinfonias de Bach regeram seu destino
Orgulho brasileiro
Jovem pianista genial
Em "preto e branco" sucesso internacional

Na sua fé, resistiu !!!
E a dor da adversidade, suplantou !!!
Com muita garra e amor

E assim, na sua força de superação
Buscou a verdadeira vocação
Um novo incidente o quis derrubar
Mas com maestria se pos a lutar
Por seu ideal
Luz da Ribalta que jamais se apagará (se apagará)
E ao som de "Bravos e Aplausos"
A Saracura agora vem cantar



Para finalizar, uma verdadeira obra-prima da cultura musical deste país que ainda infelizmente se desconhece! O maestro João Carlos Martins levou parte da bateria da Vai Vai para uma apresentação em Nova Iorque e só mesmo vendo as imagens e ouvindo os sons da apresentação é que podemos sentir o que foi a criação deste gênio! Mais uma vez o parabéns ao homenageado e APRECIEM!


Até Amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário