Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

"Meu coração é Sertanejo!"

Em 2005 a escola X-9 Paulistana prestou homenagem a uma das maiores duplas sertanejas do país. 
  José de Lima Sobrinho e Durval de Lima, ou simplesmente Chitãozinho & Xororó são dois irmãos naturais da cidade de Astorga, estado do Paraná. O primeiro disco oficial foi "Galopeira" em 1970, mas o reconhecimento do grande público veio em 1982 com a música "Fio de Cabelo" do disco Somos apaixonados, que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e abriu as portas das rádios FM´s para a música sertaneja. Tudo na vida da dupla passou a ser separado como antes e depois dessa canção.

Confira a letra do samba que rendeu à escola o vice campeonato no carnaval de 2005:

A poesia vem no vento
Soprando amores lá do sul
Vem, com dois meninos passarinhos
Vozes em um canto em comum:
Pai, suas canções e lições eu decorei
Nas suas lutas e sonhos, eu me espelhei
Poeiras de um caminhão, violas e violões
Fogueiras e recordações...
Voei, cantei, pelos palcos, pelo chão do meu país
E nas lonas da ilusão, fui calouro e aprendiz
Cantei, voei, de tanto amor a fé não se desfez
Tocou no rádio e no meu coração: 'Tente outra vez'

É bailão, é rodeio
'Um fio de cabelo no meu paletó'
Na palma da mão eu também to no meio
Com Chitãozinho e Xororó

Alô, cowboy do asfalto é pura emoção
Cheia de charme eu quero bis
Brincar de ser feliz
Cuidar dos filhos desse mundo
Recomeçar no rancho fundo
Onde canta a majestade, o sabiá
São evidências, corpo e alma
Meu irmão, meu par
Porque nascemos pra cantar!

Meu coração é sertanejo
Essa dupla me fascina
Canta X-9, que a Zona Norte
É 100% adrenalina

No ano de 1995 encabeçaram o evento Amigos, um show com as três maiores duplas sertanejas do Brasil que contava com Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, e eles, Chitãozinho e Xororó. O show foi em São Caetano do Sul, onde estiveram mais de 100 mil pessoas.Antes e depois desse período tiveram vários programas de televisão, sempre com o mesmo molde: música sertaneja de raiz e muitos convidados em um roda de conversa.
A letra do samba forma uma verdadeira colcha de retalhos dos diversos sucessos apresentados ao longo de uma carreira de mais de 40 anos de muito sucesso. Confira as iumagens iniciais do desfile: 
 Mais uma vez, uma escola de samba rende-se ao produto nacional, de raiz caipira, sertaneja, sem estrangeirismos, modismos, estrelas instantâneas. É mais um exemplo de que as preferências populares estão muitas vezes melhor representadas no carnaval do que nas mãos da mídia nacional. É claro que o caso dessa dupla de enorme sucesso extrapolou os limites dos gostos musicais, sendo praticamente unanimidade a sua qualidade. 
Enfim, parabéns à escola por esta justa homenagem e congratulações aos homenageados!
Até amanhã, com a continuação do especial "Homenagens!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário