Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Chegou o Carnaval!

Chegou a época mais esperada do ano por este blog e por milhões de foliões de todo o Brasil, o país do carnaval! Muitos sambas de enredo exaltaram a própria festa carnavalesca e o seu status de "período de liberdade", onde muitas convenções e características da sociedade durante o ano são esquecidas. Nessa época, o povão, sempre marginalizado e oprimido, seria o astro principal, o foco das atenções. Assim, escolhemos dois sambas de escolas menos focalizadas pela televisão, mas que produziram grandes obras-primas do carnaval: Acadêmicos da Orgia (Porto Alegre) e Arranco do Engenho de Dentro (Rio de Janeiro). Entrem no clima do carnaval! 

Acadêmicos da Orgia 1981 - Enredo: "Hoje o astro sou Eu!" 


É mais uma vez
O povo sai às ruas pra saldar
O que se esperou o ano inteiro
A maior festa do folclore brasileiro
E é o personagem principal
o povo juntamente nesse sonho meu

Pois eu sou o astro, hoje o astro sou eu

Ô cirandeia ciranda vamos cirandar
quem quiser entrar na roda de samba
que venha sambar

Ser um rei, 
no palco do teatro principal
ver bruxas, rainhas
príncipes e fadas como desejei

palhaços, pierrôs, arlequins e colombinas
num desfile ao estilo tradicional 


Ô cirandeia ciranda vamos cirandar
quem quiser entrar na roda de samba
que venha sambar



Agora vamos ao samba do Arranco de 1989 no enredo "Quem vai querer?!"

Chegou o carnaval
Sou liberdade nesta avenida
Meu canto é o grande astral
Desmascarando a própria vida
Na dança me embalei
A contra-dança é a magia
E no avesso que criei
Você pode ser o rei desta folia!

Vem, vem me querer... 
Eu acendi a luz da sedução 
Quem, quem vai querer 
Ser mais um elo na corrente da ilusão?

A terra não deixou matar a flor
O índio conquistou a caravela
Ai, amor, amor!
Vem ser a dama da noite mais bela!
O craque vende o cartola
O réu condena o juiz
A mulata deita e rola,
Na inversão do meu país

Enquanto há samba 
A festa continua! 
Canta meu povo 
Que a avenida e sua

Um samba Emocionante! 

O enredo é muito pertinente e isso fica claro nos comentários dos analistas do desfile durante a transmissão! Belo desfile!
Um passeio pelo interior da bateria do Arranco, brilhante! Sinta essa energia! 

Aproveitem o carnaval, sempre com responsabilidade e viva essa energia que só o nosso país consegue criar! 
VIVA O CARNAVAL BRASILEIRO!




Nenhum comentário:

Postar um comentário