Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Um carnaval dos Carnavais!

Este era o enredo da então estreante entre as grandes do grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro em 1996. De qual escola estamos falando? UNIDOS DO PORTO DA PEDRA! "Um carnaval dos carnavais - A folia no mundo" passeava pelos quatro cantos do mundo desvendando e mostrando o jeito de cada povo fazer o seu carnaval, culminando é claro no maior de todos, o Rio de Janeiro e suas escolas de samba. 
A escola estreava no grupo especial e o samba era o seguinte: 

Pelos quatro cantos desse mundo 
Porto da Pedra faz um grande carnaval 
Do Brasil até a China
Pierrots e colombinas
Numa festa genial, que legal !
Ganhei colar de rosas 
Nova Orleans teu carnaval te fez famosa

Nova Orleans – Mardi Gras

O Mardi Gras acontece nas ruas de New Orleans / Foto: Bourbon Street
O mais famoso carnaval nos Estados Unidos acontece no mesmo período do veneziano. Ou seja, de 4 a 21 de fevereiro. O termo Mardi Graas vem do francês e significa terça-feira gorda. Conhecido por suas máscaras de gesso, colares de continhas e paradas com bandinhas. A festa mesmo começa nessa sexta e vai até a terça. Deve ser um carnaval muito legal porque o ritmo que se sobressai é o jazz. 

Que felicidade, que alegria
Salve Rei Zulu, o rei da folia 

Figura folclórica do carnaval carioca, facilmente reconhecida pela elegância com que representava seu personagem, quase sempre encontrado em vários blocos que desfilavam na zona sul do Rio de Janeiro. De acordo com Hiram Araújo no livro "Carnaval - Seis Mil Anos de História", Rei Zulu trabalhou como porteiro de diversas boates, sempre de terno branco, chapéu panamá e camisa pele-de-ovo. Desfilava na Banda de Ipanema e entrou para o quadro da Riotur.

Na Bolívia cheguei, a diablada brinquei 
Garimpando era tudo que eu queria 

Diablada ou Danza de Diablos (traduzido do castelhano, "dança de demônios") é uma dança tradicional de Oruro, na Bolívia. Caracteriza-se pela máscara de demônio usada pelos dançarinos. A dança é uma mistura de apresentações teatrais dos espanhóis e cerimônias religiosas andinas, tais como a dança Llama Llama em honra do deus Uru das minas, lagos e rios, e o ritual dos mineiros aimarás para Anchanchu, um espírito das cavernas e de outros locais isolados.


Em Bonn o alemão põe pra quebrar 
Bebe cerveja sete dias sem parar

Falar das tradições do carnaval de Bonn na Alemanha é muito interessante, isso por que é um carnaval diferente, em grande parte feito para as mulheres. A festa é delas. Essa tradição começou com lavadeiras em 1824 que certo dia declararam que podiam fazer o que quisessem. Aquele dia delas se tornou o carnaval de Bonn. 
Mas, há outras tradições tão curiosas quanto, como por exemplo, o fato de todo mundo usar máscaras nas festas. O que é curioso é saber por que fazem isso, devido ao fato de acreditarem que o Diabo caminha entre as pessoas comuns nessa época do ano. Para quem não gosta muito da tradição brasileira pode tentar se adaptar a essa, quem sabe você não começa a gostar.



Eu quero é mais, eu quero é mais
O combustível da ilusão me satisfaz

Pelos canais de Veneza 

A máscara de seda eu usei 

O Carnaval de Veneza surge a partir da tradição do Século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. Há no entanto registos de folguedos carnavalescos de 1268.
A festa carnavalesca de Veneza tem duração de 10 dias. Durante as noites realizam-se bailes em salões e as companhias conhecidas comocompagnie della calza realizam desfiles pela cidade.
Os festejos só foram restabelecidos em 1979 de forma oficial, após quase dois séculos de ausência. Desde então a festa faz-se nos dias antes da Quaresma.






Saudei o leão, sua alteza
E o carnaval de Nice eu fui pra ver 
Vieram flores me oferecer
E assim, na magia das cores 
No rufar dos tambores 
Dragões, serpentes, piratas 
Rei Momo abre as portas do meu Rio
Que sempre faz um carnaval dos carnavais

E enfim, o Rio é sempre o Rio!!!!!!!

Endiablado eu tô, eu tô, eu tô
E vou sacudir, eu vou, eu vou
Nas garras do Tigre
Se ligue, eu vou deixar cair

Enfim, após esse passeio pelos carnavais do mundo, finalizamos dizendo que este desfile rendeu a permanência da estreante Porto da Pedra na elite do carnaval carioca! Isso pode parecer pouco, mas assim como o futebol, subir à elite e permanecer, é uma façanha digna de elogios! 
Hoje a escola vive altos e baixos, quedas e subidas ao grupo especial, mas firmou-se como grande escola e sempre realiza bons espetáculos!
 Acompanhe trechos do monumental desfile do Tigre de São Gonçalo!

Bom carnaval a todos, seja onde for!

Nenhum comentário:

Postar um comentário