Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Mangueira e Império de Casa Verde


A estação Primeira vive em altos e baixos nos últimos anos, mais baixos do que altos, apesar das sempre grandes expectativas criadas em relação à segunda maior campeã do carnaval carioca. Porém, muitas invencionices as vezes mais atrapalharam do que ajudaram a escola a trilhar novamente o caminho do título. 

 



Como é possível perceber em uma das imagens, o gigantesco índio acabou "perdendo a cabeça" em um esquecimento ao acionar o mecanismo que encolhe a escultura ao passar pela torre de televisão. Prejuízos óbvios em alegoria e uma prova de que faltaram cuidados com os detalhes e em uma disputa extremamente disputada, qualquer detalhe é fatal.
Para 2015 o carnavalesco Cid Carvalho homenageia as mulheres de Mangueira e a mulher brasileira em geral: 

O samba é sempre muito qualificado: 

Eu vou cantar a vida inteira
pra sempre mangueira
tem que respeitar!
eu vou cantar a vida inteira
mulher brasileira em primeiro lugar

oh, divina dama!
em cada alvorada te agradeço
as maravilhas do meu tempo de criança
e o orgulho que eu sinto deste chão
cercado pelo verde da esperança
vovó guiava minha imaginação
descendo o morro entre becos e vielas
vejo a primavera desabrochar
um mar de rosas perfumando a passarela
deixa a mangueira passar

ora yê yê... vem, menininha!
entra na roda, quero ver você girar
ê ê girar... baiana gira
a mãe do samba dança pro seu orixá

é tão bom ouvir as pastorinhas
ao som de doces melodias
e as estrelas da nossa canção
linda... na beleza tem poesia
a rainha veste a magia
das flores em nossa estação
brilha a porta estandarte
revelando toda arte

num bailar que não tem fim
desperta, amor!
pra ver a neuma na avenida
o povo aplaude dona zica
sagrado verde e rosa nessa história
glória a essas divas tão guerreiras
a nossa maria não é brincadeira
é raça, é fibra, é jequitibá!


Passando para São Paulo, a oitava colocada em 2014 já foi a grande surpresa do carnaval ao conquistar um bicampeonato enquanto caçula do carnaval paulista. Porém nos últimos anos saíram do rumo do título, escapando por pouco do rebaixamento em 2012 e sendo protagonista do inusitado e ridículo ato de invasão da apuração por um vândalo que acabou rasgando as notas que aina faltavam para que atingissem o resultado final daquele carnaval. 
Em 2014 a escola fez outro carnaval titubeante, mediano, porém não correu fortes riscos de cair para o grupo de acesso. O enredo sobre sustentabilidade foi no rumo do enredo de 2015, por uma linha mais politicamente correta. 




Para 2015 o enredo é "Sonhadores do mundo inteiro: uni-vos":

A letra do samba é correta, explica razoavelmente bem o enredo e o destaque fica, pelo menos na versão oficial do CD, na batida do reaggae no refrão principal, quando falam de Bob Marley: 

A casa verde é... amor
se o império me chamar
eu vou
o dono dessa folia
sou eu
embala eu
embala eu!


vem sonhar
o sonho de um sonhador
meu "tigre" faz você acreditar
que é possível ser criança
e a felicidade encontrar
gira o carrossel da imaginação
nada se explica
tudo se transforma
a realidade se funde a fantasia
meu reino encantado toma forma
dançar num baile tropical
onde o faz de conta se encontra
corações a mil
dos sonhadores do universo infantil


Marley, celebra a paz
Zumbi, a liberdade
Mandela, igualdade e respeito
de verdade


genios da inspiração, artistas imortais
um "salvador daqui" me diz
"os sonhos não morrem jamais"
a arte de sampa e suas esquinas
reluz a criação
"alguma coisa acontece no meu coração"
é carnaval!
desperta a emoção
no paraíso da loucura
de pamplona a joão
brilha uma estrela
"o meu sonho de ser campeão"


Uma gigante do samba carioca e uma das caçulas do samba paulista, mais uma vez, o sonho é o mesmo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário