Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

Sou Cultura viva, pulsando no compasso da bateria! Sou sangue do gigante Brasil!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Tatuapé e Grande Rio



A Acadêmicos do Tatuapé foi uma das maiores surpresas do carnaval 2014. A escola que vinha do grupo de acesso em 2012, conseguiu se manter no grupo especial em 2013 e já em 2014 alcançou a sexta colocação. O enredo em homenagem a São Jorge pode ter criado uma aura especial que empurrou a escola para frente, muito fortemente. 






Para alcançar ainda melhores resultados em 2015 a escola aposta no Ouro como enredo, porém com um forte traço religioso africano na condução do enredo: 

O samba mais uma vez tem a participação na gravação oficial da grande sambista Leci Brandão, assim como em 2014. A dupla de intérpretes são um show à parte. Vozes incríveis de Vaguinho e Wander pires fazem do samba uma preciosidade: 

Hoje o povo vai cantar....feliz
Minha vida meu lugar..... Minha raiz
Tatuapé o meu maior tesouro
Gira meu pavilhão...é ouro

A luz da poesia
Clareia o meu caminhar
Dourado, metal precioso
No egito eu vi brilhar
Na mitologia num toque refletiu
Seu brilho que ao mundo seduziu
Pureza nas antigas civilizações
Nobreza coroando as nações
No meu brasil, é arte, luxo e ambição
Com chico rei....libertação
Força, fé e adoração

Ora Iê Iê ô.....
Ora Iê Iê....oxum
Senhora do ouro de toda riqueza
Ora Iê Iê...oxum

Ouvi...
Lendas do folclore popular
Quanta alegria em cada olhar
Piratas em busca do ouro
Mil tesouros, encantos infantis
São prêmios, conquistas e glórias
É ouro...
Quero a vitória, medalhas e louros
Na força da nossa união
O sonho de gritar é campeão


Fica como dica preciosa a interpretação do samba de 2014, especialmente se formos observar a paradinha da bateria e o canto da escola, que faz arrepiar a todos, especialmente a partir dos 7 minutos. VALE MUITO A PENA!

É de arrepiar não é!!!!!!!!!!!!!!!!

E o que dizer da Acadêmicos do Grande Rio:

A escola dos artistas ou unidos do projac, como foi apelidada, busca incessantemente seu primeiro título. Passou perto em 2006 com o vice campeonato, mas algo parece sempre faltar. Quem sabe seja 2015 o ano do tão sonhado campeonato? Será?
Assim como a Gaviões da Fiel em São Paulo fala sobre as cartas, da mesma forma a Grande Rio vem para 2015. 

O grande destaque da escola talvez seja a grande promessa do grupo dos novos carnavalescos, Fábio Ricardo, que fez bons carnavais no grupo de acesso e encantou a sapucaí com o enredo em homenagem à Marica misturado com a alusão à Maysa, que acabou ficando muito melhor do que a encomenda. 





O samba, como costumeiramente acontece com a Grande Rio, não parece ser dos mais empolgantes na gravação do CD, mas em 2014 o samba ajudou bastante no bom andamento do desfile. Vale a pena conferir: 

O jogo começou
Sou eu quem dou as cartas na avenida
E nessa disputa de poder, eu não quero saber
Vou jogar pra vencer
Sou "rei", venha ser a minha "dama"
No castelo de quem ama
Sou teu "servo" e quero teu amor
A surpresa está na manga
Meu trunfo de maior valor

Pra saber o meu destino.... lalaiá 
Vou nas cartas de tarô... Ôôôôô 
A chave para abrir o meu caminho
No raiar de um novo dia, a cigana revelou

Estrelas me guiam a luz do luar
Além dos mistérios eu vou viajar
A "água" da "terra" eu vejo brotar
O "fogo" ardendo envolto no "ar"
O meu amanhã como posso saber?
Chegou minha hora, eu não posso perder
De um jeito esperto, num lance incerto
A última carta vai surpreender
Comunidade, o meu coringa é você

Eu vou na ginga, jeito malandreado
Vem cá menina, começou o carteado
Se você veio ver, então vamos jogar
Chegou Grande Rio... pode apostar!


A princípio, o título parece improvável para a Tatuapé pelo caminho que a escola vem trilhando, ainda em processo de crescimento e organização. Mas podemos apostar talvez em uma nova boa apresentação e a permanência com relativa tranquilidade no grupo especial. 
O mesmo não podemos dizer da Acadêmicos do Grande Rio. Pelo menos no papel, o time é forte, se no campo fará um bom jogo, já é uma incógnita. Se formos seguir a letra do samba, "chegou Grande Rio, pode apostar!"
Ficaremos na observação!

Amanhã mais duas escolas!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário